quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Isto É Dinheiro

Essa semana saímos na Isto É Dinheiro como um negócio pequeno e sustentável. Veja a reportagem:

Aos poucos, empresas menores percebem que investir em sustentabilidade é lucrativo.

Comprar créditos de carbono, reduzir o impacto ambiental, construir sistemas de tratamento de água e esgoto. Isso custa caro e apenas grandes corporações têm condições de investir nestas ações, certo? Não é exatamente assim. Para ser sustentável, uma empresa não precisa gastar demais nem abrir mão da rentabilidade.

Uma pequena empresa não gera muito impacto. Por isso, as ações podem ser mais simples e baratas. Um exemplo é a cafeteria e restaurante Ekoa Café, de São Paulo. Segundo a proprietária, Marisa Bussacos, o imóvel que abriga o negócio passou por uma reforma para se adaptar aos conceitos de sustentabilidade.



Atitude verde: Marisa Bussacos fez uma reforma ecológica no Ekoa Café; e Danilo Tamelini,da Ipojucatur, planta árvores para neutralizar o carbono

Ela construiu uma cisterna para captar água da chuva, usada nas descargas dos banheiros e para regar jardins e vasos. Pintou as paredes com tinta à base de terra crua e usou madeira reaproveitada de demolições. Os banheiros foram transferidos para o térreo para facilitar o acesso, inclusive para deficientes.

Parcerias com organizações sociais foram fechadas para dar oportunidades profissionais a jovens de baixa renda na área gastronômica. “Os gastos se equiparam aos de uma reforma normal. A construção da cisterna demandou recurso extra, mas o retorno é garantido com a economia de água”, comenta ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário