segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fogão com energia solar

Um fogão solar foi o vencedor de concurso que premiou invenções que preservam o meio ambiente.
A "Caixa Kyoto", como o fogão foi apelidado, é feita de papelão e pode ser usada para ferver água e cozinhar alimentos.
O criador do produto, Jon Bohmer, está baseado no Quênia e disse que espera espalhar sua ideia nos países em desenvolvimento, evitando que o uso da lenha continue devastando florestas em todo o mundo.
Organizado pelo "Fórum para o Futuro", uma instituição beneficente que promove desenvolvimento sustentável, a competição concedeu ao vencedor prêmio de US$ 75 mil (cerca de R$163 mil).
A ideia do concurso é apoiar conceitos úteis que não ganharam suporte do mundo corporativo.
A "Caixa de Kyoto" é feita de duas caixas de papelão nas quais se cola uma folha de papel laminado no fundo. O papel laminado é pintado de preto para maximizar a absorção de calor.
Ao cobrir a caixa com uma tampa transparente, o calor é retido podendo elevar a temperatura dentro do objeto a até 80 ºC.

Os juízes dizem ter ficado impressionados com a capacidade de produção em larga escala do fogão solar.
"Nós podemos usar as fábricas de papelão e começar a construir milhares e milhares de fogões todo mês", disse John Bohmer, que também é fundador da fábrica Kyoto Energy, no Quênia.
Bohmer espera ganhar patrocínio do mercado internacional de carbono.
Ao demonstrar que o uso da "Caixa de Kyoto" reduz as emissões de gás carbônico, ele poderá ganhar créditos de carbono de países e empresas ocidentais.
Entre outros finalistas da competição, estavam um acessório que diminui a resistência do ar em caminhões de carga (reduzindo o uso de combustível), um forno de microondas gigante que transforma madeira em carvão, e um painel que, acoplado ao teto, refresca ambientes fechados.
As informações são da BBC Brasil, leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário