segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que aconteceu no Green Drinks de Abril?

Nessa edição do Green Drinks tivemos a presença de Mariana Nicolletti, coordenadora do IBENS, Instituto Brasileiro de Educação em Negócios Sociais.
O instituto surgiu para atender uma demanda de como aplicar o dinheiro que vinha sendo alocado em comunidades rurais e como fazer para esse dinheiro melhorar a qualidade de vida dessas comunidades como um todo a longo prazo.
O tripé dessa atuação sustentável é composto pela correta utilização dos recursos naturais, pelo equilíbrio econômico e pelo respeito aos recursos humanos. O IBENS vem visualizando negócios com essa base.
As premissas dos projetos realizados pelo instituto são: projetos sustentáveis, construção conjunta do conhecimento, decisões conjuntas com a comunidade e busca pela comunicação efetiva.
Para o início da discussão foi passado um case: o projeto Pedra do Cavalo, iniciado em 2006 e com previsão de término em 2011.
Esse projeto teve como gatilho um grande impacto ambiental causado pela construção de uma usina hidrelétrica. Esse impacto trouxe a necessidade dos empresários investirem em algo que tivesse bons frutos a longo prazo.
As questões colocadas para discussão após o case foram:
- Como trabalhar nas organizações sociais onde o tecido social é degradado?
- Como fazer com que os financiadores entendam a lógica processual?
- Como trabalhar em rede, com recursos pré destinados, respeitando a alma do projeto?
- Qual o limite entre a profissionalização dos negócios comunitários e a autonomia dos grupos na gestão?
- Como pensar na sustentabilidade em momentos de crise?

Nenhum comentário:

Postar um comentário