segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Como foi o último Green Drinks?

Green Drinks São Paulo - 06 de Outubro de 2011

HUB São Paulo

Florentine Versteeg
Holandesa, no Brasil há dois anos.

Primeiramente, Flor pediu que todos se apresentassem e fizessem perguntas sobre o Hub para direcionar a apresentação. As perguntas dos participantes foram:

O que é o Hub?
Quem faz o Hub?
Como o Hub pode ajudar as pessoas?
Quais as iniciativas do Hub?
O que o Hub está fazendo para apoiar as empresas que estão dentro do próprio Hub?
O que vai ser do Hub daqui a 5 anos?
Por que você esta envolvida com o Hub?

O Hub pode ser considerado uma rede, um escritório compartilhado. Existem por volta de 25 redes dessa ao redor do mundo, que pretendem pensar sobre o impossível e realizá-lo. Hub não é uma empresa e nem uma ONG, é algo entre os dois. Preocupa-se em não só ter a iniciativa, mas também a “acabativa”. Inovação também é uma palavra chave, tudo deve ser inovador – é importante sempre ter coisas novas a oferecer. O hub está em São Paulo desde 20062007. Nasceu em Londres em 2005.

O espaço do Hub na Bela Cinta é muito convidativo, pois tem a intenção do compartilhamento de idéias, da criação e da inspiração. Mas o principal do Hub não é o espaço, são as ideias e, principalmente, a sinergia entre as pessoas. Ação colaborativa é algo que o Hub estimula – em conjunto cria-se mais e melhor.

Conceitualmente quem faz parte do Hub são os chamados “buscadores inquietos” - Flor passou um vídeo da Apple que exprime muito essa idéia. Há, ainda, pessoas em preparação no Hub, pessoas em ação (possuem negócios e entram na rede buscando aprimoramento), intra-empreendedores sociais e empresas inovadoras.

Dinâmica: mini-Hub

Grupos dividem-se para que juntos consigam encontrar ideias e soluções para problemas apresentados.

Educação: PROBLEMA – desigualdade de oportunidadesPOSSÍVEL SOLUÇÃO: oferecer a mesma oportunidade para todos, conhecimento compartilhado de forma gratuita pela internet (BE-8).

Lixo: PROBLEMA - quantidade e destino de lixo POSSÍVEL SOLUÇÃO: partindo-se do pressuposto que as grandes empresas já preocupam-se com sua imagem no mercado e realizam algumas ações, criar, então, uma consultoria para empresas pequenas para mostrar quais ações podem ser feitas, no que tange a sustentabilidade, dentro de suas possibilidades.

Violência entre professor e alunos: PROBLEMAS – ainda há violência por parte dos professores dentro das escolas, em alguns países. POSSÍVEL SOLUÇÃO: cursos itinerantes para os educadores - reunir os professores para as atividades construtivistas e envolver advogados também, para dar a noção do que é legalmente aceito.

As Práticas do Hub São Paulo atualmente envolvem:

Hub escola – projeto realizado duas vezes por ano, em que todos podem oferecer workshops dentro do espaço do Hub.
Start Up – PIT de idéias que recebem feedbacks.
Business Clinics
Hub consultoria – o hub esta abrindo agora espaço para as empresas, propondo vender suas idéias e compartilhar seus conhecimentos.

Finalizando, Pablo - fundador do Hub - diz que mais do que vender, a intenção do hub é compartilhar informações.

Quer saber mais? Rua Bela Cintra, 409 - http://www.blogger.com/WWW.the-hub.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário