quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Chai Massala da Ekoa na Veja SP Online!


COMIDINHAS

Treze endereços para beber chai em São Paulo

A bebida de origem indiana é servida em diferentes versões adaptadas


Chai massala, do Ekoa Café: chá preto assam indiano, leite e especiarias (gengibre, canela, cravo-da-índia, guaco, anis-estrelado, cúrcuma, cardamomo, pimenta-caiena e erva doce) — R$ 7,00 (180 ml)


Basta uma olhadinha rápida para cardápios de casas de chá e cafés da cidade para notar uma novidade. Na seção de expressos e cappuccinos aparece a opção “chai” ou “chai masala”. Afinal, que bebida é essa?
Por trás do nome diferentão está o que os especialistas chamam de decocção. Falando assim, ainda estamos diante de um enigma. Para esclarecer o mistério, Carla Saueressig, proprietária da Loja do Chá – Tee Gschwendner, explica se tratar de uma mistura de pedaços de cardamomo, canela, cravo-da-índia, gengibre e um pouco de pimenta do sul da Índia fervida em um litro de água durante 20 minutos.
O líquido concentrado resultante desse processo é o chai, que pode ser colocado no leite morno ou frio, e também no chá gelado ou quente. “O chai, na verdade, não é um chá propriamente dito, pois não possui as folhas de chá”, complementa Carla.
O masala, por sua vez, é um mix de especiarias em pó, essencial na culinária indiana, usado cotidianamente por quase todos os habitantes do país. “É como o sal para nós, todo mundo tem”, compara Carla. Na Índia, é comum que as famílias preparem a mistura em casa, além de poder comprá-la pronta em lojas e supermecados. O masala também é utilizado para condimentar o chá preto —o mais consumido por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário