sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como foi o último Green Drinks?

Dia 03/11 tivemos como palestrante do nosso Green Drinks o Renato Guimarães, sócio da Gestão Origami, uma consultoria de sustentabilidade.

O tema foi sustentabilidade no presente e futuro e as novas formas de controle.

Ele começou contando um pouco da história do planeta e das espécies.

– sustentabilidade do planeta x sustentabilidade da espécie (vida no planeta extinta por fenômenos naturais)

- trio água-alimento-energia tem sido manejado de modo que incentiva a extinção do ser humano (água cada vez mais escassa, alimentos cada vez mais caros e energia cada vez mais complicada e agravante de problemas naturais) - aumento da concorrência a longo e curto prazo e disputas geopolíticas por esses fatores.

* demanda de alimento aumentará em 50%, de água 30%, e energia 50%.

- a questão da necessidade de reduzir emissão de gases que agravam o efeito estufa vai ganhar mais destaque e argumentos a cada ano – em 2050 será uma questão ‘imperativa’.

- transformação da comunicação (centralizada – descentralizada – distribuída (internet) ) – enfraquecimento das autoridades. A comunicação, que já era uma forma de poder, tornou-se um pólo econômico social e cultural do planeta

- tendência de mudança do ‘pensamento’ do homem – analything thinking (preferência na solução que resiste ao problema) à design thinking (preferência na produção de artefatos que possam melhorar para que um aprendizado seja obtido no final)

1 - utilização do meio virtual (exemplo tweets que aglomeram outros tweets para ver quais as tendências de investimentos)

2 - utilização de lava para construção de tijolos (com novo método, procura-se obter um resultado benéfico de um produto nocivo a natureza)

3 - novos investimentos em modificação genética (OGM)

4- novos investimentos em energias renováveis – eficiência energética

5- automóveis mais leves, elétricos – menos nocivos a natureza – quanto mais leve, menos energia necessária para colocá-lo em todos processos a que precisa ser disposto (pesquisa em fibra de carbono, outros materiais)

IMPACTOS

Nas pessoas – consciência pesada sobre vários setores (como se alimentar melhor, como comprar produtos mais sustentáveis, como conciliar prazer com natureza).

Nas indústrias – adaptar seu produto a essa nova tendência de concepção das pessoas – resultado = indústrias investindo em pesquisas para agradar ao máximo seu consumidor.

- o problema não é falta de espaço, é a lógica de distribuição que o homem se dispôs no planeta (7 bilhões de pessoas caberiam no Estado de SP)

- aquilo que demorou 200 milhões de anos para ser formado na Terra, o ser humano está acabando em apenas 120 anos. Exemplo – gás Hélio, que acabará em aproximadamente 45 anos

CONCLUSÕES

Não é possível elaborarmos uma agenda estratégica de sustentabilidade sem considerar os efeitos no longo prazo sobre a atuação das empresas.

Sustentabilidade = ponte possível entre o presente e o futuro.

O desafio não é educar os jovens, é preparar as empresas de hoje para uma mudança de mindset.

Aumento do senso de urgência para as empresas agirem e se posicionarem (cada vez mais empresas se adaptam ao que o consumidor e a sociedade vêem como correto).

Somos a geração que esta vivendo uma transição que será escrita na história e que fez com que a relação do homem com o planeta atingisse patamar jamais necessários.

Semana que vem tem mais Green Drinks, aguarde!

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