segunda-feira, 11 de junho de 2012

Green Drinks - 14/06 - 19:30/22h

Como trabalham os Médicos Sem Fronteiras?

Venha conhecer e se envolver com essa organização que tem tanto impacto nos lugares em que atua!

São cerca de 22 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por 65 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos.

MSF surge, então, como uma organização médico-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.

Oferecer cuidados de saúde em situações de crise é a base do trabalho de Médicos Sem Fronteiras. Conflitos, epidemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de atuação de MSF.

Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, MSF também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona, ou não existe. A organização oferece cuidados de saúde básica e de prevenção em campos de refugiados, áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas.

MSF é neutra. A organização não toma partido em conflitos armados, fornece cuidados de acordo com as necessidades básicas de cada população e luta pelo crescimento do acesso a vítimas de conflitos conforme regem as leis humanitárias internacionais.

Letícia Nolasco, Assessora da Associação MSF Brasil, nos contará como é a atuação no Brasil! 

Venha participar desse bate papo!



2 comentários:

  1. Olá!
    Para participar não preciso fazer inscrição?
    Obrigada.
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, não precisa de inscrição não, é só vir até a Ekoa: Rua Fradique Coutinho, 914! Esperamos por você!

      Abraços,
      Equipe Ekoa Café

      Excluir