segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ekoa no Jornal Todo Dia Americana

Pague um café


Você já pensou em chegar em uma cafeteria e tomar o café que alguém deixou pago? Não? Mas, vamos combinar, seria uma boa para quando você esquece o dinheiro em casa e precisa de um café para acordar. 

Pois no Ekoa Café, do bairro boêmio da Vila Madalena, em São Paulo, isso acontece. Você pode tanto deixar pago um café para o próximo que chegar quanto apreciar o que já foi pago. Essa prática tem como nome de “café compartilhado” ou “café pendente” no Ekoa e foi adotado quando a propritária, Marisa Bussacos, ouviu falar do livro The Hanging Coffee. “

A ideia aqui é formar uma rede de pessoas que praticam pequenas gentilezas no dia a dia, fazendo um agrado para quem não conhece”, conta Marisa.Em um quadro negro, quadradinhos feitos de giz de lousa marcam a quantidade de cafés pagos. Quando alguém solicita o café pendente, um dos traços do quadrado é apagado. Outra curiosidade é que, muitas vezes, quem oferece deixa junto um bilhete com uma mensagem positiva e geralmente é anônimo. “Esse é o diferencial. 

Nas mensagens que as pessoas deixam ao pagar o café e muitas vezes escrevem o contato (telefone, e-mail, Twitter, etc) e assim, quem toma agradece e ficam se conhecendo. Geralmente essas mensagens são letras de música, poesias, sempre positivas. 

Lembra um pouco o ‘biscoitinho da sorte’”, revela. Ainda segundo ela, desde que começou com a iniciativa, ela já ouviu centenas de histórias geradas a partir do “gentileza gera gentileza”. No café também são servidos sobremesas, almoços e demais pratos que algumas vezes também entram no compartilhamento das pessoas.

Na fanpage no Facebook do site Razões para Acreditar foi divulgado a história do café pendente. Compartilhe também e inspire-se nessa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário