quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ekoa no evento do SEBRAE


Nos dias 1º e 6 de agosto, às 19 horas, respectivamente na Barra Funda e em Perdizes, o Sebrae-SP apresenta duas edições do evento ‘Receita de sucesso’, que reúne empresários de restaurantes, bares e demais estabelecimentos comerciais do setor de alimentação para discutir formas de reduzir o desperdício de alimentos, como se adequar às normas de políticas nacional e estadual de resíduos sólidos e maneiras criativas de montar cardápios sustentáveis para atrair clientes preocupados com o meio ambiente. Os empresários podem ser inscrever pelo telefone (11) 3832-5210. 
Segundo o Centro de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil desperdiça mais de 11 milhões de toneladas de alimentos por ano. São bilhões em reais jogados fora. 
Os empresários do setor de alimentação sofrem com este problema, pois, muitas vezes, nem percebem que o desperdício é um dos principais motivos de seus lucros não serem melhores, afinal, precisam gastar para repor o que foi desperdiçado por meio de, por exemplo, sobras em pratos dos consumidores ou frutas e vegetais mal manuseados pela equipe e, principalmente, por clientes que costumam apalpar o produto para tentar averiguar a qualidade. 
No dia 1º, o tema da palestra será ‘Como diminuir e administrar os desperdícios no meu negócio’, apresentada pelo administrador de empresas e consultor James Hilton Reeberg, que já colaborou com a redução de custos em diversas companhias. O objetivo é dar dicas para que o empresário encontre “vazamentos” no seu caixa, que podem estar ligados à quantidade de alimentos desperdiçados. 
Na sequência, acontece um talk show (formato de debate em que os participantes opinam em relação a temas sugeridos por um moderador) com os empresários Marisa Bussacos (Ekoa Café), Angelita Gonzaga (Garimpos do Interior) e James Hilton Reeber (M2A Consultoria e Assessoria Treinamento). 
No dia 6, a palestra ‘Sustentabilidade no Planejamento de Cardápios’ será apresentada por Aline Rossato, professora de Nutrição e Gastronomia do Senac, que vai abordar, entre outros temas: índices de desperdício de alimentos e recursos ambientais no Brasil e no Mundo; apresentação de soluções de sustentabilidade para restaurantes; aproveitamento total dos alimentos; desperdício financeiro decorrente do descarte de partes não convencionais dos alimentos; exemplo de restaurantes com práticas sustentáveis; conscientização dos colaboradores em relação às práticas sustentáveis.
Programação
Data: 1º de agosto
Horário: 19 horas
Local: Senai Horácio Augusto da Silveira, na Rua Tagipuru, nº242, Barra Funda

Data: 6 de agosto
Horário: 19 horas
Escritório Regional Capital Oeste do Sebrae-SP, localizado na Rua Clélia, nº 336, Perdizes. 
Inscrições
Os empresários podem ser inscrever pelo telefone (11) 3832-5210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário