sábado, 16 de julho de 2011

O que aconteceu no Green Drinks de Julho?


Projeto Piloto em Aritapera – Santarém/PA (desde 2010)


Nosso facilitador desse mês foi o Artesol, que trabalha com o regaste do artesanato de tradição e já tem mais de 100 projetos executados. O projeto em discussão no Green Drinks foi voltado para o turismo de base.

Primeiramente o Artesol mostrou um vídeo em que o Artesanato de Aritapera é explicado. O trabalho que é realizado na região é o artesanato de cuias, nos afluentes do rio Amazonas. As cuias são uma espécie de recipiente que pode armazenar água, comidas, ou ainda, ser um objeto decorativo. São as mulheres que as produzem, elas se dividem nas etapas da produção, que demora 8 dias.

O trabalho do Artesol na comunidade foi de apoio em busca de reconhecimento. A primeira expositora no Green Drinks foi Marianne Costa (via Skype) que explicou melhor o conceito de Turismo de Base, que consiste em um modelo alternativo de desenvolvimento turístico, foi criado em 2003 com o objetivo de geração e distribuição de renda. Em Santarém a intenção era que este projeto unisse turismo e artesanato para o desenvolvimento local.

Analisando o local o Artesol considerou que ele era um tanto inviável para que um turista pudesse passar um determinado tempo, então o Artesol teve que repensar uma forma para viabilizar o turismo naquela região – demandava um grande investimento em transporte e infra-estrutura para um retorno não tão grande. No entanto, foi percebido que não havia condições de levar uma grande quantidade de turistas até o local, pois o objetivo era além de gerar renda, buscar manter a tradição do local.

Nesse contexto o Artesol, ao invés de levar os turistas para a comunidade, levou as cuias para Santarém, que é um local turístico, como forma de divulgar o trabalho artesanal dessas mulheres.

No último momento do Green Drinks, o Artesol apresentou um pouco do dia a dia das pessoas que ficaram na comunidade: a diferenças de alimentação, habitação e hábitos diários. O choque cultural foi perceptivo nas estadias dos técnicos do Artesol, que nos contaram casos engraçados e bem diferentes dos que vivenciamos normalmente.

Se você não veio nesse, em agosto tem mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário