quarta-feira, 4 de abril de 2012

Green Drinks - dia 12/04 (quinta-feira)


5a feira agora é véspera de feriado, por isso, faremos o Green Drinks dia 12/04!

Já ouviu falar sobre Bicicloteca? O Robson, senhor que conduz um desses triciclos será nosso palestrante do mês, um exemplo de vida e de trabalho!

A “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente existente em diversas comunidades brasileiras e em outros países, geralmente para pessoas sem acesso a biblioteca ou comunidades distantes dos centros, as quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros.

A Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura, o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.

Foi vivendo nas ruas que Robson Mendonça descobriu as dificuldades de não ter um endereço, entre elas, a de não poder emprestar livros em bibliotecas públicas. Assim, o gaúcho que viveu nessa situação em São Paulo até 2003, fã de A Revolução dos Bichos, de George Orwell, prometeu a si mesmo criar uma biblioteca só para moradores de rua.

Hoje presidente do Movimento Estadual de População em Situação de Rua, é ele quem conduz pessoalmente o triciclo com capacidade para 150 kg de livros, colaborando com o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social por meio da leitura.

Só em 2011, o projeto recebeu mais de 25 mil livros em doação e distribuiu 8 mil livros entre desabrigados. “Ao receber um livro, os novos leitores têm a missão de passar a obra adiante e desta maneira colaborar para que o trabalho alcance outras pessoas”, explica Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde.

Ficou interessado? Junte-se a nós no dia 12/04!

A partir do dia 13/04, toda 6a feira e sábado peça na Ekoa o Combo Torta de Creme de Milho + Salada, reverteremos 10% da venda para a Bicicloteca!

Vamos participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário